De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos jovens brasileiros, entre 16 e 25 anos, tem HPV (papiloma vírus humano). A pesquisa mostrou que a taxa de infecção pelo HPV na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens. Os números referem-se à modalidade de alto risco da doença. Portanto, é importante a vacinação!
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está associada a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero e de ânus. E a mais da metade dos casos de câncer na vulva, pênis e orofaringe. Além disso, 90% das verrugas genitais são provocadas pela doença.
A principal forma de prevenção da doença é a vacinação contra o vírus HPV, disponível na Megaunidade da Unimed Laboratório. A vacina é mundialmente indicada para mulheres de 9 a 45 anos e para homens de 9 a 26 anos, que também são alvo do vírus. De 9 a 13 anos devem ser aplicadas duas doses, com intervalos de 6 meses entre elas. Acima dos 14 anos, são três doses, com 60 e 180 dias de intervalo após a primeira dose.
Clique aqui e saiba mais sobre a vacina contra HPV. Proteja-se!