Quem sofre com alergias já sabe que a chegada do outono significa o começo de um período com muitos espirros. Vários fatores dessa estação acabam provocando alergias, como a asma e a rinite alérgica.
O QUE É
O médico endocrinologista da Unimed Laboratório Mauro Scharf explica que as alergias são reações exageradas do sistema imunológico de pessoas predispostas quando entram em contato com substância conhecidas como alérgenos. A asma e a rinite alérgica são as mais comuns e, embora seja difícil eliminar completamente os agentes causadores dessas alergias, algumas ações podem prevenir seus sintomas, como por exemplo:
- Evitar o contato com a poeira,
- Cuidar para que os objetos de uso pessoal não acumulem ácaros e fungos,
- Retirar as roupas pesadas e as cobertas do armário, lavá-las e colocá-las para secar no sol,
- Aspirar a casa ou limpar com um pano úmido.
DIFERENÇA ENTRE ASMA E RINITE
A asma também é conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”. É uma doença que afeta os pulmões e acompanha uma inflamação crônica dos brônquios. Os principais sintomas são:
- Tosse frequente e prolongada (nem sempre com catarro),
- Chiado,
- Cansaço,
- Opressão no peito com dificuldade para respirar.
Esses sintomas podem aparecer juntos ou ocorrer isoladamente. A asma pode ser causada por vários fatores, como por exemplo:
- Alergia,
- Infecções
- Viroses como gripes e resfriados
- Sinusites
- Mudanças de tempo
- Fumaças
- Cheiros fortes
- Esforço físico
- Aspectos emocionais.
- Medicamentos
- Alimentos
- Refluxo gastroesofágico
- Causas hormonais
Já a rinite é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. O sistema imunológico do alérgico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo. Na crise da rinite, a pessoa pode sentir:
- Obstrução nasal
- Coriza
- Espirros
- Coceira no nariz.
- Se a pessoa tiver predisposição para asma, pode apresentar também crise asmática com falta de ar e cansaço.
Mauro Scharf ressalta que além do diagnóstico clínico, exames laboratoriais ajudam a detectar tanto a rinite quanto a asma. “A partir desse diagnóstico, o médico indicará o melhor tratamento para cada paciente. “O médico explica ainda que há médicos generalistas, como clínicos e pediatras e especialistas nessa área, que são os alergistas e imunologistas, otorrinolaringologistas e pneumologistas que podem ser consultados para conduzir esses casos.