micose verão

Exame para identificar fungos causadores de micoses pode ser feito na Unimed Laboratório

Sol, calor e umidade. A combinação da estação mais quente do ano é a ideal para a proliferação de fungos e micro-organismo, aumentando os casos de micoses, especialmente nas unhas. De acordo com o infectologista da Unimed Laboratório, Jaime Rocha, o calor e a umidade aceleram ainda mais essa propagação. “As unhas estão entre as regiões mais atingidas, pois tendem a acumular sujeira e umidade.”

A micose de unha pode provocar deformação e descolamento. Para identificar o fungo e tratá-lo de maneira correta, existe exame específico. “A cultura de fungos é feita em laboratório. O exame é rápido, indolor e muito simples. Consiste na raspagem de parte da região afetada para análise. A partir do resultado é que o médico conclui o diagnóstico e define o tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos, de acordo com a gravidade da lesão. Quanto antes o problema for identificado, mais rápido será o tratamento”, alerta o infectologista.

Quando não tratadas, as micoses de unha comprometem não apenas a beleza dos pés e das mãos, mas também podem ocasionar problemas mais sérios, como o aparecimento de infecções bacterianas, dores e desconfortos ao andar, queda e inflamação das unhas e até contagiar outras pessoas.

Pé para que te quero
As famosas micoses de verão são infecções causadas por fungos que atingem as unhas dos pés e das mãos. “As unhas dos pés costumam ser as mais afetadas, pois o ambiente úmido e escuro dos sapatos favorece o surgimento desses fungos”, explica Jaime Rocha.

Dicas para evitar micoses

– Evite roer unhas;
– Lave e seque os pés após o banho. Vale até passar secador de cabelo;
– Não compartilhe lixas de unha e outros objetos usados por manicure;
– Evite sapatos apertados;
– Não use sapatos fechados por muito tempo;
– Priorize sempre as meias de algodão;
– Evite andar descalço em pisos úmidos, especialmente em banheiros;

Posted in Notícias and tagged , .

4 Comments

  1. FIZ UMA CULTURA DE UNHA PRA SABER SE TENHO FUNGO. DEU NEGATIVO….NAO SEI NAO ACREDITO NESSE RESULTADO.TUDO LEVA A CRER QUE TENHO SIM FUNGO NA UNHA PELO ESTADO DELA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *