A hidratação é fundamental, ainda mais na primavera, quando há uma piora nas alergias e doenças respiratórias. Confira as dicas do endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf, e da alergista e médica cooperada da Unimed, Tsukyio Kamoi, para manter a hidratação constante:
- Beba bastante água, cerca de dois litros ao dia.
- Consuma sucos naturais de maneira adequada e água de coco.
- Lave as narinas com soro fisiológico, que auxilia no desconforto. O ideal é escolher as soluções fisiológicas com a mesma concentração dos líquidos corporais e não apenas usar água pura ou soro caseiro.
- Evite banhos com água muito quente e cremes hidratantes.
- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira.
- Em dias muito secos, umidifique o quarto com uma bacia de água ou toalha úmida. Se optar por um vaporizador, mantenha a água bem limpa, para não aumentar o número de bactérias no ambiente.
- Prefira os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Nesse caso, o ideal é programar para ficar entre 55% e 60%.
- Para diminuir a ardência nos olhos, higienize bem as mãos antes de tocá-los e faça uso de colírios do tipo lágrima artificial, que não precisam de prescrição. Cuidado com os colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos e podem até ressecar mais o olho, se usados indiscriminadamente.